O cantor Amado Batista nasceu em Catalão, interior de Goiás, onde seus pais trabalhavam na lavoura. Aos 14 anos, foi para a capital e lá trabalhou em diversos ofícios, de faxineiro a balconista, chegando a subgerente de uma livraria.
Por este selo conseguiu lançar seu primeiro compacto duplo em 1975, aos 26 anos. Mas foi no ano seguinte com a gravação de "Desisto" (com Reginaldo Sodré - seu parceiro constante e assistente de produção de seus futuros discos) que ele emplacou. Em 77, lançou seu primeiro LP, "Amado Batista Canta o Amor", pelo mesmo selo. Como a Chororó não tinha distribuição nacional, assinou com a Continental, que o faria em breve um dos campeões de vendagem por sua linha popular/romântica, com melodias simples e letras sentimentais e dramáticas. Já em 79, estouraria nacionalmente com a balada "O Fruto do Nosso Amor (Amor Perfeito)" (Vicente Dias e Praião II). Rapidamente, passou a vender anualmente cerca de 1 milhão de discos. Em 82, estrelou o filme "Sol Vermelho", espécie de autobiografia, entremeada com seus sucessos, sob direção de Antonio Milianet. Dentre seus sucessos destacam-se "O Julgamento" (Walter José e Sebastião Ferreira da Silva), "O Acidente" (Roberto Ney e Deny Wilson) e "Hospício" (Amado/ Reginaldo Sodré). Em 85, contratado pela BMG, alcançou 1 milhão e meio de cópias vendidas de um único LP. Nos anos seguintes, manteve-se vendendo entre 500 e 800 mil discos de álbuns como "Amado Batista" (87), "Dinamite do Amor" (88), "Escuta" (89), "Eu Sou Seu Fã" (91) e "Ao Vivo" (98). Em 99, voltou à gravadora Continental e lançou "O Pobretão" (99) e "Estou Só" (2000). Já vendeu cerca de 13 milhões de discos.
BIOGRAFIA
O cantor Amado Batista nasceu em Catalão, interior de Goiás, onde seus pais trabalhavam na lavoura. Aos 14 anos, foi para a capital e lá trabalhou em diversos ofícios, de faxineiro a balconista, chegando a subgerente de uma livraria. Em 70, aplicou suas economias comprando uma pequena loja de discos, conseguindo nos anos seguintes abrir mais três lojas na capital goiana. Nessa época já compunha e cantava, influenciado principalmente por Roberto Carlos, e foi representante de um pequeno selo de música regional, o Chororó.Por este selo conseguiu lançar seu primeiro compacto duplo em 1975, aos 26 anos. Mas foi no ano seguinte com a gravação de "Desisto" (com Reginaldo Sodré - seu parceiro constante e assistente de produção de seus futuros discos) que ele emplacou. Em 77, lançou seu primeiro LP, "Amado Batista Canta o Amor", pelo mesmo selo. Como a Chororó não tinha distribuição nacional, assinou com a Continental, que o faria em breve um dos campeões de vendagem por sua linha popular/romântica, com melodias simples e letras sentimentais e dramáticas. Já em 79, estouraria nacionalmente com a balada "O Fruto do Nosso Amor (Amor Perfeito)" (Vicente Dias e Praião II). Rapidamente, passou a vender anualmente cerca de 1 milhão de discos. Em 82, estrelou o filme "Sol Vermelho", espécie de autobiografia, entremeada com seus sucessos, sob direção de Antonio Milianet. Dentre seus sucessos destacam-se "O Julgamento" (Walter José e Sebastião Ferreira da Silva), "O Acidente" (Roberto Ney e Deny Wilson) e "Hospício" (Amado/ Reginaldo Sodré). Em 85, contratado pela BMG, alcançou 1 milhão e meio de cópias vendidas de um único LP. Nos anos seguintes, manteve-se vendendo entre 500 e 800 mil discos de álbuns como "Amado Batista" (87), "Dinamite do Amor" (88), "Escuta" (89), "Eu Sou Seu Fã" (91) e "Ao Vivo" (98). Em 99, voltou à gravadora Continental e lançou "O Pobretão" (99) e "Estou Só" (2000). Já vendeu cerca de 13 milhões de discos.
ÁLBUNS DISPONÍVEIS
3 comentários: on "AMADO BATISTA | Discografia"
em amigo so para avisar o link do 1985 ta trocado abre o de 1986, em amigo por favor tem como conserta?
Ok amigo, já está correto.
Obrigado.
Favor avisar algum link quebrado. Obrigado.
Postar um comentário